-A A +A
Núcleo de Estudos em Redes Definidas por Software

Escalonamento de Enlaces Sem Fio para Coleta de Dados em Redes de Sensores

2014 - Atual

Descrição: As redes de sensores sem fio (RSSF) são formadas por pequenos nós sensores processados que podem se comunicar sem restrições em curtas distâncias. Esses sensores são utilizados para coletar dados do mundo físico e, geralmente, são compostos de uma fonte de energia limitada (bateria) e um componente de comunicação (rádio transceptor) usado para estabelecer enlaces de transmissão sem fio para troca de informações. A pro- posta deste projeto é investigar e propor o desenvolvimento de algoritmos de otimização para resolver o problema de escalonamento de enlaces sem fio em redes de sensores. O problema consiste em minimizar o tempo total necessário para se coletar um conjunto de dados provenientes de múltiplos nós sensores e destinados a um ou mais nós de des- tino, garantindo enlaces de transmissão livres de interferência e com baixo consumo de energia. Ao mesmo tempo que a coleta de dados é um desafio operacional fundamental para as RSSF, o escalonamento sem interferência finalizado no menor tempo possível beneficiará o desempenho da rede e, quando construído com enlaces de baixo consumo, beneficiará também a eficiência energética da comunicação sem fio.

Integrantes:

  • Renato Elias Nunes de Moraes (coordenador)
  • Magnos Martinello
  • Rodolfo da Silva Villaça
  • Celso da Cruz Carneiro Ribeiro

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Publicações associadas ao projeto

REIS, W. W. F. ; ROCHA, H. R. O. ; VILLACA, R. S. ; MORAES, R. E. N. . Scheduling Connected Topologies in Wireless Sensor Networks under the Physical Interference Model. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO), 2015, Porto de Galinhas. Anais do XLVII SBPO, 2015. p. 1-12.

Produções acadêmicas associadas ao projeto

Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação): Welber Wendler Ferreira dos Reis. Escalonamento de Topologias Conexas Considerando o Modelo de Interferência Física em Redes de Sensores sem Fio. 2015.

Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação): Welber Wendler Ferreira dos Reis. Escalonamento livre de interferência em redes de sensores sem fio. 2015.

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910